CARREGANDO
. . .

UNIBRA - Pós-Graduação Digital

Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Escolher mais! Fechar Compra!
Inteligência de Segurança Pública e Crime Organizado

Inteligência de Segurança Pública e Crime Organizado

Direito

A Inteligência de Segurança Pública se apresenta como uma ferramenta eficaz no combate ao crime organizado em vários níveis de atuação. Aulas semanais, online (AO VIVO), com datas a ser combinadas, no horário das 19h às 22h.

Em até 12x de
R$ 500,00 sem juros.

Descrição Completa

Aulas e horários: 

Aulas semanais, online (AO VIVO), com datas a ser combinadas, no horário das 19h às 22h.

Campos de Atuação :  Proporcionar conhecimento especializado sobre as organizações criminosas, os métodos de enfretamento e o papel da atividade de inteligência de segurança pública como uma das principais ações no assessoramento do enfretamento.

  • Módulos

1- Inteligência de Segurança Pública 
2- Produção de Conhecimento 
3- Heurística na Tomada de Decisão
4- Contrainteligência 
5- Operações de Inteligência 
6- Análise Criminal 
7- Análise de Risco e Cenários Prospectivos 
8- Profilling Criminal 
9- Crime Organizado 
10- Lavagem de dinheiro 
11- Planejamento operacional 
12- Fontes Abertas 
13- Inteligência e Investigação Cibernética 
14- Gestão de Segurança Pública 
15- Estratégias de Combate a Corrupção 
16- Metodologia científica e elaboração de Artigo Cientifico


PROFESSORES : 

ALESANDRO BARRETO : Delegado de Polícia Civil do Piaui. Possui graduação pela Universidade Regional do Cariri (1998). Pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí de 2005 até 2016. Integrou o Grupo de Trabalho que revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Professor de Cursos de Inteligência Cibernética pela SENASP e SEOPI, professor na Academia de Polícia Civil das Disciplinas Inteligência de Segurança Pública e Investigação Policial e professor convidado da UNAULA (Universidade Autônoma Latino Americana de Medellín - Colômbia) e nas Escolas de Magistratura do Mato Grosso, Paraíba e Bahia. Colaborador eventual da SESGE-MJ e Coordenador do NUFA - Núcleo de Fontes Abertas da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça durante a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Atuou como Coordenador Geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência e posteriormente como colaborador eventual da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Atualmente é servidor mobilizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

ANDRÉ FERREIRA LEITE DE OLIVEIRA : Oficial da Polícia Militar de Pernambuco. Mestrado do Curso de Ciências Criminológico Forense na Argentina. Possui graduação no Curso de Formação de Oficiais(CFO) pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco (2000) e graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pós Graduado em Políticas Públicas de Segurança. Pós Graduado em Ensino Superior. Pós Graduado em Planejamento e Gestão Pública. Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP)-SENASP (2005) Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades- ESPA- 4ºBPEx 2004 127 h/a. Curso de Batedor Militar-4ºBPEx. Estágio de Adaptação à Área de Caatinga- EAC/2000-72º BIMTz. Curso de Gerenciamento de Crises. Estágio de Habilitação em Policiamento de Choque. Curso de Operações de Inteligência-Nível I, II e III-SENASP (2005). Curso de Segurança Orgânica- ABIN -2005. Professor Titular da disciplina Terrorismo e Contra-Inteligência na Pós-Graduação em Inteligência Policial pela Faculdade UNIBRA.Professor Titular da disciplina Contra-Inteligência na Pós-Graduação em Inteligência e Análise Criminal na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

EMERSON WENDT : Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito - pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Pós graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade LaSalle Canoas-RS. Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas RS. Ex-Diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública do RS, ex-Chefe de Policia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de de Polícia Civil. Na Polícia Civil foi Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC). É membro (Cadeira 2) e foi Presidente do Conselho Superior de Polícia/PCRS. Foi administrador do Sistema Guardião e Coordenador do então Serviço de Interceptação de Sinais da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul de 2007 a 2009. Atuou como colaborador eventual da Coordenação-Geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Professor nos cursos de Pós[1]Graduação do Senac-RS (Passo Fundo), IDC (Porto Alegre), Verbo Jurídico (Porto Alegre), UNIRITTER (Canoas e Porto Alegre), EPD (São Paulo, SP), IMED (Passo Fundo e Porto Alegre), ESMAFE/RS (Porto Alegre), UNITOLEDO (Porto Alegre), Unifacs (Salvador, BA) e Uninorte (Rio Branco, AC), FEMA (Santa Rosa-RS), CEISC e UNISC (Santa Cruz do Sul-RS), AJURIS (Porto Alegre-RS), FMP (Porto Alegre-RS), UPF (Passo Fundo) e Unisinos (São Leopoldo). É professor na Academia de Polícia Civil do RS, nas disciplinas de Investigação Criminal e Inteligência Policial. Ministrou aulas nas Academias das Polícias Civis de Pernambuco, Pará, Goiás, Paraná, Acre, Alagoas, Sergipe, Rondônia, Espírito Santo, Santa Catarina e Piauí. Em 2019, foi membro do Grupo Gestor de TIC da SSP-RS (GGTIC/SSP/RS), do Comitê Executivo de TIC do Estado do RS (CETIC-RS) e da Comissão Mista de Reavaliação de Informações do Estado do RS (CMRI-RS) e do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção à Testemunhas no RS (PROTEGE). Membro e co-Coordenador do Grupo de Estudos em Sociedade, Internet e Direito (GESID) do PPGD da Universidade La Salle - Canoas.

FELIPE SCARPELI : Agente de Polícia Federal. Mestre em Gestão de Riscos com ênfase na Segurança Pública pela Universidade Federal de Pernambuco. Analista de Inteligência Estratégica formado pela Escola Superior de Guerra (ESG). Especialista em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade Sul de Santa Catarina; MBA em Gestão de Riscos na metodologia Brasiliano. Atualmente chefe do Serviço de Análise Estratégica, da Diretoria de Inteligência Policial. Professor da Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal (ANP/DPF) nos Cursos de Formação, Especialização e Aperfeiçoamento. Professor da Doutrina de Inteligência (DDCI) da Polícia Federal nos cursos afetos à área de Inteligência Policial. Co-autor do método SABRE de análise de riscos da Polícia Federal. Co-autor da metodologia ARSO - Análise de Riscos em Segurança Orgânica e autor da metodologia Análise de Riscos com Ênfase em Segurança Portuária (ARESP). Conteudista da Academia Nacional de Polícia e da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Atualmente atuando na área de Inteligência Estratégica, Inteligência Policial, Gestão de Riscos e Segurança Pública.

IZAIAS NOVAES : Delegado de Polícia Civil. Foi titular de unidades especializadas em investigação de homicídios, tráfico de drogas e corrupção antes de ser lotado na Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, onde exerce desde 2017 o cargo de coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro. Participou de treinamentos sobre lavagem de capitais e recuperação de ativos ministrados por equipes do COAF, da Polícia Federal, do FBI e do IRS (Receita Federal norte-americana). Mestre em direito penal pela UFPE, atua também como instrutor de investigação de crime organizado e lavagem de dinheiro na ACADEPOL-PE e no curso de Inteligência Financeira da DINT/Ministério da Justiça. No LAB/LD, assessora todas as investigações de lavagem de dinheiro realizadas pela Polícia Civil de Pernambuco.

JONAS SOBRAL : Coronel da Polícia Militar. Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2006) e graduado no Curso de Formação de Oficiais pela APMP/PE (1998). Especialista em Análise Criminal pela FAC LIONS. Formação em Web Developer "Programação" (INTERDATA). Formação em Inteligência (ABIN/DF e SENASP). Formação em Análise Criminal (SENASP). Desempenhou a função de agente de inteligência GINT/SDS (2003-2007), Chefe da Unidade de Análise Criminal da GACE/SDS, Coordenador da equipe de análise criminal do Departamento de Ensino, Pesquisa e Análise da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Atualmente é Gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Experiência de docência na formação de praças, aperfeiçoamento de oficiais e curso superior de Polícia da PMPE. Leciona também na pós graduação de perícia e genética forense na Faculdade Guararapes e Inteligência Policial na IBGM/Unibra. Faz parte do corpo docente da Secretaria Nacional de Segurança Pública nos cursos de Análise Criminal e Investigação de homicídio e Drogas. Possui curso de metodologia quantitativa na UFMG sobre Estatística básica e avançada, regressão, análise espacial, SPSS, Amostragem e Análise de dados agregados.

MARCIO ANSELMO : Delegado de Polícia Federal. Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Ciencia Policial e Investigação Criminal pela Coordenação de Altos Estudos em Segurança Pública - CAESP/ANP. Possui graduação em Direito e especialização em Direito do Estado com área de concentração em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é Delegado de Polícia Federal - Departamento de Polícia Federal, ocupando o cargo de Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Líder do grupo de pesquisa O crime organizado e atividade financeira ilícita transnacional na Escola Superior de Polícia, onde também integra o corpo docente, responsável pela disciplina de "Direito Processual de Polícia Judiciária". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: corrupção, crime institucionalizado, crime organizado, cooperação jurídica internacional, lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

OSVALDO MORAIS : Delegado de Polícia Civil. Foi Chefe da Polícia Civil de Pernambuco no período de 2012 a 2014.Coordenador a Segurança do Porto de SUAPE (ISPS Code) no período de 2015 a 2018. Atualmente é Secretario Municipal de Defesa Social de Ipojuca - PE. Possui graduação em BACHARELADO EM DIREITO pela Universidade Católica de Pernambuco (1994). Pós graduado em Direito Penal e Processual Penal na ESMAPE com a Faculdade Mauricio de Nassau(2009).

PABLO AUGUSTO TENÓRIO DE CARVALHO : Delegado de Polícia Civil de Pernambuco. Está na Polícia Judiciária há 20 anos. Foi investigador de polícia em AL, Delegado de Polícia no Estado da PB e, desde 2007, é Delegado de Polícia Civil em PE, onde foi Delegado Adjunto da Quarta Delegacia de Homicídios do Recife, Delegado Titular da Divisão de Inteligência do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa - DHPP, Delegado Seccional em Goiana e Foi diretor do IITB há quase 4 anos, durante os quais ajudou Governo do Estado, a SDS e Polícia Civil a criar, desenvolver e executar o novo sistema digital ABIS, que revolucionou a emissão de RGs e vem revolucionando as perícias criminais do Instituto. Atual SecretárioMunicipal de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho. Pós-graduado em Ciências Criminais e em Inteligência de Defesa Social, é também instrutor da Academia de Polícia Civil de Pernambuco, do Curso de Inteligência de Defesa Social da SDS e de Pós Graduação da UNIBRA. Escritor de ficção policial premiado pelo Ministério da Cultura com o livro Catracas Púrpuras. Psicanalista.

ROMANO COSTA : Delegado de Polícia Civil. Atualmente gestor da Unidade de Capacitação e Desenvolvimento da Diretoria de Recursos Humanos. Graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco/ UNICAP/1996. Mestre em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa – Portugal/2015. Especialização em Direito Público na Escola da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE/1998. Pós-graduação lato sensu em Direito Público com ênfase em Direito Processual Penal pela Universidade Potiguar/2007. Curso de Altos Estudos em Política e Estratégica da Escola Superior de Guerra/MD/RJ/2009. Curso de Especialização em Política e Estratégica pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro/2009. Integrante do Grupo de Trabalho do MJ/SENASP/2005/2006 que elaborou Doutrina de Inteligência de Segurança Pública/DNISP; Coordenador do Grupo de Trabalho do MJ/SENASP/2013 que revisou a Doutrina de Inteligência de Segurança Pública/DNISP. Coautoria na produção do livro: Inteligência de Segurança Pública, teoria e prática no controle da criminalidade – Niterói, RJ; Impetus: Serie Inteligência, Segurança e Direito, 2013. Professor em várias pós[1]graduações na área de inteligência, dentre os quais: no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração com Ênfase em Inteligência de Segurança Pública –Cuiabá/MT – UFMT/MT - SENASP/MJ – 2006. Professor no Curso de Especialização em Ciência Policial e Inteligência patrocinado pelo ANP/DPF, na disciplina "Sistema Brasileiro de Inteligência e Subsistema de Inteligência de Segurança Pública”. Academia Nacional de Polícia/DPF/Brasília/DF - 12 de novembro de 2010. Professor do Curso de Pós[1]Graduação em Inteligência Penitenciária da Facotur- Faculdade Comunicação Tecnologia e Turismo – Paraíba – 2014. Professor no Curso de Pós-Graduação em Inteligência Policial nas disciplinas: Introdução á Inteligência Policial, Fundamentos Doutrinários e Crime Organizado pela Faculdade IBGM – Recife/PE – 2015. Professor no Curso de Pós-Graduação em Operações Tributárias nas disciplinas: Introdução á Informação, Planejamento operacional pela UNIBRA – Recife/PE – 2020. Autor do livro Inteligência Policial Judiciária: Os limites doutrinários e legais na assessoria eficaz à repressão ao crime organizado. Rio de Janeiro: Brasport. 2019.

RENATO ROCHA : Delegado Especial da Polícia Civil. Atualmente Gerente Geral do Centro Integrado deInteligência de Defesa Social (desde out./2017). Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (1992-1996). Especialização em Direito Público na Escola da Magistratura de Pernambuco-ESMAPE (1998-1999). Especialização em Direito Público do Trabalho na Escola da Magistratura de Pernambuco-ESMAPE (1999). Curso de Planejamento de Operações Policiais pela Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal (2007). Curso de Inteligência de Segurança Pública pelo Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social-SDS-PE (2007-2008). Curso de Combate a Lavagem de Dinheiro pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP (2008). Pós-Graduação em Políticas Públicas de Segurança pela Faculdade Integrada de Pernambuco-FACIPE (2008/2009). Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública[1]SENASP (2008). Gerenciamento de Crises pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP (2008). Curso de Produção do Conhecimento pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP (2008). Curso Superior de Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra-ESG (2011). Sistemas e Gestão em Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP (2011). Professor das disciplinas “Operações de Inteligência” e “Produção do Conhecimento” no Curso de Pós-Graduação em Inteligência Penitenciária da Faculdade Comunicação Tecnologia e Turismo-Facotur, realizado na Paraíba (2014). Professor das disciplinas “Operações de Inteligência” e “Produção do Conhecimento” no Curso de Pós-Graduação em Inteligência Policial do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing-IBGM realizado em Recife/PE (2015). Professor das disciplinas “Operações de Inteligência” e “Produção do Conhecimento” no Curso de Pós-Graduação em Inteligência Policial do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA realizado em Recife/PE(2020).

 DIEGO PINHEIRO : Delegado de Polícia Civil. Titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção de Pernambuco - 2ª DECCOR-DRACCO. Especialização em Criminalidade Organizada, Academia Nacional de Polícia, ANP, Brasil. 2020 – 2022. Especialização em Ciências Penais. Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Tubarao, Brasil. 2007 – 2008. 2021 - 2021 Curso de curta duração em Os Dez passos da Investigação Financeira. (Carga horária: 20h). Academia de Polícia Civil de Minas Gerais , CEAPOLC/MG, Belo Horizonte, Brasil.2021 - 2021 Seminário Internacional de Ciências Policiais e Criminalidade Organizada. . (Carga horária: 20h). Academia Nacional de Polícia, ANP, Brasil. 2021 – 2021. Curso de curta duração em Compliance no Setor Público. (Carga horária: 20h). 2021 – 2021. Centro de Formação dos Serv, e Emp. Púb. do Estado de Pernambuco, CEFOSPE, Brasil. Curso de curta duração em Enfrentamento às Organizações Criminosas. (Carga horária: 40h). Ministério da Justiça e Segurança Pública, MJSP, Brasil. PFPJ - Corrupção Sistêmica & Delinquência Institucionalizada. (Carga horária: 40h). Ministério da Justiça e Segurança Pública, MJSP, Brasil. 2019. Aperfeiçoamento em Segurança Pública. (Carga horária: 336h). Academia Nacional de Polícia, ANP, Brasil. 2019. Curso de curta duração em Inteligência Financeira - 14ª Edição. (Carga horária: 40h). Ministério da Justiça e Segurança Pública, MJSP, Brasil. I Seminário de Combate à Corrupção e Desvios de Recursos Públicos. (Carga horária: 12h). Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, SDS-PE, Brasil, 2018. Curso de curta duração em Licitação Pública Avançada. (Carga horária:20h). Escola de Contas Públicas Prof. Barreto Guimarães, TCE-PE, Brasil, 2018. Curso de curta duração em Alinhamento Conceitual do PNLD. (Carga horária: 80h). Academia Nacional de Polícia, ANP, Brasil.2018. Curso de curta duração em Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrup. e à Lav. de Dinheiro. (Carga horária: 20h), Ministério da Justiça e Segurança Pública, MJSP, Brasil, 2017.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Veja a nossa Política de Privacidade.